sábado, 12 de janeiro de 2008

Brasil no 1º mundo


Já ouvi muita gente falar sobre a situação do Brasil: Estamos nos desenvolvendo, concursos públicos estão se destacando, empregos públicos melhores, investimentos em educação, O Brasil se tornando "auto-suficiente" em petróleo, etc.

Tá bom que esse país pode estar numa situação de crescimento econômico, mas nós, que somos brasileiros, nos conhecemos. Não adianta ter progresso econômico se a população não acompanha esse progresso. Dá vontade de rir quando ouço alguém falar: O Brasil ta no rumo ao 1º mundo! Nós podemos ser uma potência, como a China!

Eu me pergunto: No Japão, China, Alemanha... como é o comportamento do povo? Quantos feriados eles têm no ano? Esses países, que crescem de verdade, têm um povo inteligente e com futuro. Será que na china eles param o país por 4 dias para... Festejar? (E festejar o que?) será que nós, brasileiros, faríamos o que eles fazem nas mesmas condições? Como alguém pode acreditar que um país vai pra frente se a população em sua maioria pensa apenas no próximo feriado e se conforma com tudo? É isso que me vem na cabeça quando alguém fala, com esperança, da situação do Brasil: O que faz a diferença não é o dinheiro, é quem o usa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ben, Realmente não chegará ao 1º Mundo, já estamos no 1º Mundo! Mundo esse da Corrupção, politicagem, OMISSÂO e na contramão da ética. alessandro317@hotmail.com

Anônimo disse...

Caro Ben, Realmente não chegará ao 1º Mundo, já estamos no 1º Mundo! Mundo esse da Corrupção, politicagem, OMISSÂO e na contra-mão da ética! alessandro317@hotmail.com

flavioemilio disse...

A questão é que a desigualdade social no Brasil é muito grande. Há ilhas de proposperidade no meio de um mar de miséria. E a classe média segue em extinção... Enquanto presenciarmos farras como as dos cartões de crédito para ministros e seus asseclas, o Brasil nunca será um país respeitado - nem por nós, nem pelos de fora.